Translate this Page
Enquete
Você gostou do site?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (1276 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



2017 O ANO DA

NOVA PARTIDA 

 

 

 

 

 

 

Aula de Língua Japonesa

Todos os domingos 

14h ~16h

Contato: 98841-8298

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- A tenrikyo visa o mundo de vida plena de alegria e felicidade, através da salvação mútua.

- Sem a salvação mútua não existirá felicidade.

 


Papel do homem e da mulher
Papel do homem e da mulher

Em relação com a natureza, o céu e a água representam o homem, sendo que a terra e o fogo representam a mulher. Comparando com estes elementos da natureza, é possível caracterizar o papel do homem e da mulher.

O céu é amplo e concedido, com capacidade de transformar a água que vem de baixo em estado líquido (chuva), estado sólido (granizo ou neve) e estado gasoso (vaporização). A água é indispensável para a sobrevivência dos seres vivos. E quanto mais sobe as alturas, maior é a sua força. Pois, quando ela cai, é desnível que faz nascer essa força. Além disso, adquire forma de qualquer recipiente em que é colocada. Como é um corpo líquido, tem a capacidade de transforma-se em vapor ou em gelo (TENRIKYO, 2001, p. 10).

A terra nada recusa, a tudo acolhe, cultiva, transforma em fertilizante, faz crescer todo tipo de vegetal e sustenta todas as formas de vida. O fogo queima e transmite o calor do outro, ou ainda transfere a sua chama que esquenta e transforma as coisas, é de utilidade infinita. Transforma a água fria em quente, o barro em cerâmica, a gasolina em movimento etc. Quando cozinhamos, havendo muita água na panela, usamos o fogo alto, mas havendo pouca água, fogo baixo. O sol envia seus raios e calor a todos, sem distinção, mas, no cume das montanhas onde esse calor quase não chega, pouca coisa sobrevive. Já no sopé das montanhas que é quente, vicejam flores e pradarias, vivem pássaros e pessoas (TENRIKYO, 2001, p. 33).

Através das características extraídas do céu e terra, água e fogo, o homem tem o papel de ser amplo como o espaço celeste, generoso, ter uma visão abrangente e ao mesmo tempo tomar decisões serenas, além de ter a capacidade de pacificar os conflitos. Funções de proteger e manter a família, dedicar de corpo e alma ao trabalho e sempre lutar e dar tudo de si para o bem estar dos seus entes queridos (TENRIKYO, 2001, p. 40).

O papel da mulher é uma postura que denota humildade, perseverança, paciência e persistência e um espírito que não se altera. Tem a função de cuida da saúde da família, administrar o lar, as financias, cozinha, lava, ocupa-se com afazeres de toda espécie, além do que, muitos pequenos serviços de que ninguém se ocupa, acabam sendo feitos por ela. A mulher possui qualidades do calor, da ligação e o dom de gerar e criar, ela é a base da família (TENRIKYO, 2001, p. 31).