A primeira criação divina foi o modelo do casal. É a partir do casal onde surge a estrutura da família, lar, trabalho etc.
Modelando pela terra e céu deste mundo,
Eu tenho criado homem e a mulher.
Isto é o principio deste mundo.
HS. Estrofe 2
O homem e a mulher amam e desejam um ao outro e levam a vida conjugal. Intrinsecamente, é a ação de dois seres humanos solitários de se aproximarem e viverem ajudando um ao outro e obter através disso a satisfação física e espiritual e sensação de segurança. Para o casamento, todos escolhem seriamente o seu respectivo companheiro ou companheira mais adequado para si. Entretanto, essa escolha é difícil e não se sucede como se espera. Mesmo assim, parece que se assenta finalmente onde se deve. A respeito disso, há o seguinte nos textos originais:
Unindo as predestinações das vidas anteriores,
Protejo-vos. Isto se assentará firme para sempre.
Of. I-74
Estas palavras significam que através daqueles que possuírem as mesmas predestinações das vidas anteriores se uniram e serão protegidos, fazendo-os de marido e mulher.
Embora as escolhas se dê de acordo com os elementos exteriores como a nacionalidade, constituição física, o meio, aparência pessoal, escolaridade, etc., a união se dá muito mais antes, por causa da predestinações das vidas anteriores, de que não temos consciência. Falando a luz do ensinamento, o casamento é feito entre um homem e mulher dignos um do outro pela proteção segundo o espírito de ambos.