O CASAL
A diferença entre os dons masculinos e os femininos é manifestada claramente no aspecto físico.
Em comparação com o homem, a mulher tem a pele mais suave e os músculos mais flexíveis. A suavidade e a flexibilidade expressam o amor. Já o homem apresenta maior rigidez, seja na pele, nos músculos ou na estrutura óssea. Isso mostra que ele foi feito para suportar e sobreviver aos atritos com o mundo exterior e que seus atributos inatos são a coragem, a determinação e a força física, entre outros.
Entretanto, nos dias de hoje, é comum ouvirmos as pessoas falarem que o casamento é uma instituição falida. E todos os dias assistimos na TV, ouvimos no rádio: casos de agressão física, brigas, estupros e até morte dentro do lar.
Até os jovens de hoje, estão pessimistas e desiludidos na construção de um lar, afinal, muitos viram ou viveram a situação do divórcio na família e não tem bons exemplos de casamento para imitar.
A família está sendo extinta, os casamentos em crise, resultando em filhos problemáticos. Estas são apenas algumas conseqüências da atual sociedade. E como reagir diante de tantas adversidades? Será que existe um por que para tudo isso?
É importante nessa hora buscarmos a origem de tudo: No Mikagura-Uta (Hinos Sagrados), Deus nos deixou o seguinte verso: marido e mulher... esta é a primeira semente de todas as coisas.
Baseados nesse verso, devemos refletir: será que cada um está realizando seu papel? Homem e Mulher? Na verdade, hoje ouvimos as mulheres reclamando que os homens não prestam, que estão acomodados, e estas acabam tendo que assumir muitas vezes o papel de pai e mãe num lar. Por outro lado, os homens insatisfeitos pulando de galho em galho.
Afinal, onde está a verdadeira essência da mulher e do homem? Ambos estão perdendo sua essência natural. Se um trair, o outro trai. Se um gritar, o outro fala e grita mais alto ainda.
Como é possível dessa forma ter um lar harmonioso? É absolutamente impossível criar um clima saudável com reclamações, incompreensão e desavenças.
No entanto, a mulher é especial para Deus, e tem papel fundamental na construção do seu lar, pois ela é terra fértil, a base capaz de mover montanhas. Sendo uma base firme, leva o homem para onde quiser, trazendo satisfação para ambos os lados.
Como mostra as suas características físicas inatas, que são a maciez e a flexibilidade, a mulher tem como principal missão acolher o homem, receber a semente da vida e fazê-la crescer e surgir concretamente neste mundo.
Essa função não diz respeito somente às relações sexuais. Também em todas as circunstâncias do cotidiano de um lar, a esposa deve agir de modo a acolher com o espírito flexível a vontade do marido e colaborar com ele. Assim, tudo transcorrerá bem no ambiente doméstico e a família prosperará.
Infelizmente é muito difícil enxergar nossas falhas, e o pior, acreditar que muitas situações desagradáveis do casamento, são frutos do passado já semeados nessa, e até em outras vidas.
Nessa hora, é preciso compreender a origem, e ter força e coragem para buscar a mudança da mulher, adquirindo merecimento e sabedoria na maneira de agir, o homem muda, pois são originariamente dois por um. A razão é uma só: a mudança de um reflete no outro como espelho.
Com a evolução dos tempos, a mulher passou a ter uma função muito mais abrangente e importante na atual sociedade que vivemos, sendo uma conquista importante da mulher na sociedade moderna. Mas essa conquista não deve ser confundida com a mudança dos papéis na relação marido-mulher, nas características fundamentais da mulher, nem no significado de ter nascido mulher.
A mulher que bem souber aplicar este ensinamento infalivelmente construirá um destino feliz, inclusive isso se refletirá também para seus descendentes.