A Conduta Espiritual para a Vida Plena de Alegria
O pensamento é algo livre e não existem limites para ele. Deus-Parens concedeu a liberdade do uso espiritual para que o ser humano, por si só, pudesse concretizar o mundo de vida plena de alegria.
Entretanto, devido a essa liberdade, o ser humano tem a tendência de usar o espírito de forma egoísta. Oyassama nos ensinou que a conduta espiritual egoísta é considerada poeira. Como base para refletir sobre esse tipo de conduta espiritual, Oyassama nos ensinou as “oito poeiras”: mesquinhez, cobiça, ódio, amor-próprio, rancor, raiva, ambição e orgulho. Acrescentou ainda, que devemos evitar a mentira e a lisonja.
No entanto, quando temos essas condutas espirituais no sentido de beneficiar os outros, isso se torna “o espírito para a vida plena de alegria”. Oyassama disse: “Mais um pouco, mais um pouco, se queremos trabalhar mais, mesmo já tendo feito o seu trabalho, não é ambição e sim, o trabalho sincero. Ensinou desta forma que, se alguém deseja ser mais e mais útil às outras pessoas, este espírito de ambição não é o da poeira, mas sim o do trabalho sincero. Ainda, o espírito de sentir pena por algo que é desperdiçado, de desejar a felicidade do próximo, de desejar a salvação do próximo, de amar o próximo sem qualquer tipo de discriminação, isto também não é considerado poeira.