Translate this Page
Enquete
Você gostou do site?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (1276 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



2017 O ANO DA

NOVA PARTIDA 

 

 

 

 

 

 

Aula de Língua Japonesa

Todos os domingos 

14h ~16h

Contato: 98841-8298

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- A tenrikyo visa o mundo de vida plena de alegria e felicidade, através da salvação mútua.

- Sem a salvação mútua não existirá felicidade.

 


INTROD. AO ENSINAMENTO
INTROD. AO ENSINAMENTO

O ensinamento da Tenrikyo é baseado nas leis da natureza, ou seja, como a própria palavra traduzida tem o significado de "razão da natureza". O homem é fruto da natureza e ao mesmo tempo faz parte dela. Tudo está relacionado ou interligado com uma estrutura intocável e imodificável criada junto com a concepção humana que é adequada para o convívio dos seres vivos. O que é determinado para as plantas, animais entre outros, é também para os seres humanos (NISHIYAMA, 1975).

Nós somos capazes de raciocinar, pensar, agir por conta própria e etc., sendo que possuímos o livre arbítrio. Mas, possuímos algo impalpável e invisível aos nossos olhos que é o espírito. É a partir deste espírito que ocorre às várias causas e consequencias da vida humana. É no espírito no qual acontece a lei da semeadura e colheita. Na natureza está lei é bem visível, quando plantamos uma semente de tomate, colheremos tomate, ou será que colheremos pepino? Não. Podemos escolher a semente, mas a colheita não. No espírito, isto não mudará. Então se fossemos roubados é porque já roubamos algum dia, ou se fossemos xingados é porque em alguma ocasião já falamos mal de alguém quer no pensamento ou oralmente. A respeito da semeadura e colheita é ensinado o seguinte:

 

Como a residência é terreno de lavoura de

Deus, as sementes semeadas brotam todas.

                                                                                HS. VII-8

 

Se aqui é o terreno de lavoura do mundo,

Eu também semearei firmemente as sementes.

                                                                                HS. VII-9

Na interpretação desses versos dos Hinos Sagrados, Ono (1981) comenta que este mundo é de fato a residência, o terreno de lavoura concedido por Deus. E se o corpo humano é também um terreno de lavoura, pode-se compreender que tanto a casa, o trabalho, bem como as relações humanas são também um terreno de lavoura, no qual também nesses mesmos campos o resultado será garantido de acordo com as sementes que são sementes referentes aos usos espirituais.

Nós semeamos através do pensamento, da fala e da atitude, e colhemos através da visão, da audição e no relacionamento com as circunstâncias, ou seja, no envolvimento com os fatos ocorrentes em sua volta. A todo o momento, segundos e milésimos, nós estamos semeando e ao mesmo tempo colhendo sem a nossa percepção.

É ensinado que o corpo humano é emprestado, por não estar sendo manipulado totalmente por nossas vontades. "Quanto ao ser humano, o corpo é coisa emprestada por Deus e tomada emprestada dele. Somente o espírito é seu bem" (OSSASHIZU, 1889, p. 95). Uma vez adoentados, sofremos sob febres e calafrios e poderemos cair a ponto de nem termos forças para mover livremente um simples membro do corpo no leito, que será, então, o nosso único mundo. O que faz com que o corpo fique sadio ou não dependerá do uso do espírito. Somente o espírito nos pertence. "Quanto ao ser humano, o corpo é coisa tomada emprestada e somente o espírito é seu bem próprio. Surgirá diariamente qualquer razão, de apenas uma coisa, o espírito. Na aceitação de qualquer espécie de razão, compreenderam a razão de plena onipotência" (OSSASHIZU, 1889, p. 43).

Espírito e corpo são dois elementos que trabalham unidos com uma força só. Por isso o que incide com espírito afeta o corpo. As dores e os sofrimentos causados pelas doenças são exemplos vivo disso:

 

Embora seja a doença um fato penoso,

não há quem tenha conhecido a sua origem.

 

Até o presente momento, todos igualmente,

vós não conhecíeis a origem das doenças.

 

Desta vez, ela foi revelada, a origem

das doenças está no espírito.

                                                 HS. X-8 a 10

Ono (1981) explica que de acordo com estas palavras que a origem ou causa das doenças ou incômodos que afeta o homem está no seu próprio erro uso espiritual que não estão conforme a intenção de Deus. Portanto, não bastam apenas remédios ou tratamentos médicos para se curar as doenças, pois, se sobrar a raiz, não se sabe quando ela vai reaparecer.

Já nascemos com uma espécie de caixa no espírito no qual contém determinados caminhos a serem transcorridos ao longo da vida. Chamamos isto de predestinação que muitos chamam de destino. Mas a predestinação ensinada na Tenrikyo é ampla e complexa, positiva e negativa. Muitos pensam que se nossas vidas são predeterminadas, não haverá algo que possa modificar o rumo da história. Porém se possuímos o livre arbítrio, temos condições de contornar as posições.

 

Se desejarem ouvir e vierem me procurar,

Explicarei a original predestinação de todas as coisas.

                                                                                              Of. I-6

O ser humano foi criado com um objetivo que é a da vida plena de alegria e felicidade, isto é, estamos sendo guiados por meio desta predestinação. Entretanto o mesmo livre arbítrio que pode modificar do negativo para o positivo, pode também destruir a si mesmo. "Também no mundo, há qualquer espécie de causalidade. Há boa causalidade e há também má causalidade" (OSSASHIZU, 1895, p. 113).

Se existe predestinação existe também há reencarnação. A maioria dos ensinamentos não aprofunda no estudo da reencarnação. Todos nós morreremos algum dia devolvendo o corpo que é emprestado, mas como o espírito nos pertence, este volta ao mundo tomando emprestado um novo corpo, do mesmo modo como trocamos as vestes velhas pelas novas. Geralmente, as sementes não germinam logo após a semeadura. Também a predestinação poderá brotar como efeito, no curso da mesma vida em que foi semeado, isto é, numa geração, outras vezes, no curso de muitas gerações, de modo que os fatos presentes mostrados poderão ter a sua causa nesta vida ou nas passadas. Junto ao espírito carregam-se todas as sementes plantadas nas vidas anteriores que não brotaram e que nesta vida surgirão para limparmos ou resolver. Desta maneira a reencarnação acontece de forma continua como um ciclo dentro de uma família, isto é, o pai pode retornar como neto do filho ou o neto pode retornar como pai do filho e sucessivamente (MOROI, 1974).