Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
Enquete
Você gostou do site?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (1276 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



2017 O ANO DA

NOVA PARTIDA 

 

 

 

 

 

 

Aula de Língua Japonesa

Todos os domingos 

14h ~16h

Contato: 98841-8298

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- A tenrikyo visa o mundo de vida plena de alegria e felicidade, através da salvação mútua.

- Sem a salvação mútua não existirá felicidade.

 


HISTÓRIA DA TENRIKYO
HISTÓRIA DA TENRIKYO

A Tenrikyo começou em 26 de outubro de 1838, quando uma senhora chamada Miki Nakayama, aos 40 anos, passou a ser sacrário de um ser supremo, ou seja, o espírito deste mesmo ser foi introduzido em seu corpo. A partir deste momento, Miki Nakayama que ficou conhecida como Oyassama[1], atravessou um grande caminho para transmitir as vontades e a estrutura da natureza construída pelo ser soberano. Ela mergulhou voluntariamente na profunda pobreza e caminhou com entusiasmo e elevado espírito no meio de todas as adversidades, mostrando pessoalmente o modelo de vida plena de alegria para toda a humanidade, devido ao ardente desejo de salvar os seres humanos. Diante do preconceito das pessoas desconfiadas, demonstrou realmente numerosas providências onipotentes do ser supremo (TENRIKYO, 2001, p. 3).

Naturalmente, não lhe foi fácil a tarefa de fazê-los entender o ensinamento divino. Mas, a menos que não conseguisse antes convencê-los de sua autenticidade como Sacrário do ser supremo, nunca poderia ser bem sucedida em abrir o caminho da dedicação única à salvação e, consequentemente, seria vã a esperança de remodelar o mundo atual para a vida plena de alegria e felicidade. Assim, colocando-se sempre na posição de todos, ela se devotou em orientá-los intensamente com extrema perseverança quer explicando oralmente a vontade divina ou registrando-a em escritas, no qual deixou três livros o Ofudessaki[2], o Ossashizu[3] e o Mikagura-uta[4] (TENRIKYO, 2001, p. 7).

No livro Ofudessaki encontra-se as seguintes palavras explicando do porque da revelação divina:

 

Observando todos do mundo por todas as épocas,

não encontro quem tenha entendido o meu coração.

                                                                                         Of. I-1

É natural que assim seja, pois nunca o expliquei,

não é sem razão que não saibam coisa alguma

                                                                                          Of. I-2

Desta vez, Eu, Deus, revelando-me diante de todos,

farei ouvir-me explicando os detalhes de tudo.

                                                                                          Of. I-3

Segundo as interpretações destas palavras feitas pelo Shimbashira[5] Shozen Nakayama (1977) os seres humanos estão vagando na escuridão do seu próprio espírito deixando-se levar pelas cogitações egoísticas. Contudo, nada há a estranhar, pois que não conhecem o Deus original nem tiveram contato direto e constante com o espírito dele, que os criou. Compadecido de todos em semelhante condição, apareceu desta vez ao mundo, fazendo de Oyassama o seu sacrário, e revelou universalmente o íntimo do seu coração através dela.

 


 

[1] Oya, designa pai e mãe indistintamente. Sama é sufixo honorífico e respeitoso. É assim chamada por ser a alma da progenitora da humanidade.

[2] "O" é prefixo de respeito. Ofudessaki significa ponta do pincel. É um dos três textos originais. É o livro fundamental escrito pela própria Oyassama em 1.711 poemas de forma japonesa, conhecida como waka. No original japonês fudessaki, que deu a denominação de Ofudessaki.

[3] Ossashizu significa indicação. É um dos textos originais ao lado da Escritura Divina, Ofudessaki e dos Hinos, Mikagura-uta.

[4] Mikagura-uta significa Hinos Sagrados. É um dos três livros originais.

[5] Título da pessoa central da Tenrikyo. Literalmente, pilar mestre ou principal de uma casa.